Sanágua Análises químicas e ambientais Sanágua Análises químicas e ambientais

 

Notícias

Trituração de papel: a função do processo para o meio ambiente

sexta, 22 de junho de 2018 às 12h27
Embora este seja um material muito importante para diversos procedimentos, sua utilização desenfreada representa uma grande exploração do meio ambiente. Isso porque, para a produção do papel, é necessário utilizar uma quantidade considerável de árvores — utilizadas para a extração de celulose, a principal substância que forma o papel.

Para evitar que ainda mais árvores sejam derrubadas para a produção do papel, a reciclagem do papel é muito importante, sendo necessário que as pessoas colaborem com a coleta seletiva — uma medida que também contribui significativamente para a redução do acúmulo de lixo e dos danos ambientais associados ao problema do descarte incorreto de papel.

Descarte correto de papel: como fazer?
Muitos tipos de papel e derivados podem ser reaproveitados ou reciclados. Para que isso seja possível, porém, é preciso que os consumidores contribuam com o processo de separação do lixo reciclável. Em geral, papéis comuns, papelões, cartões, cartolinas e folhetos são passíveis de reciclagem. Por outro lado, adesivos, papéis higiênicos e plastificações são mais difíceis de serem reaproveitados.

Ao descartar papeis que podem ser reciclados, o ideal é que você os rasgue antes, de modo que sua descaracterização não seja complicada. Separe todo e qualquer indício de lixo orgânico dos papéis — como alimentos, gorduras ou qualquer outro tipo de resíduo —, pois sua presença pode prejudicar a reutilização do material no processo de reciclagem.

Trituração de papel: uma alternativa benéfica
A trituração do papel é uma solução bastante efetiva para quem se preocupa em descartar corretamente o material, facilitando o encaminhamento do papel para os processos de reciclagem. Trata-se de uma alternativa muito interessantes sobretudo para empresas, uma vez que o processo reduz documentos em fragmentos mínimos, preservando informações confidenciais e sigilosas.

A Fragmaq é uma empresa que se destaca no mercado justamente por oferecer uma linha de fragmentadoras e trituradores de papel de extrema qualidade e eficiência. Os equipamentos são altamente resistentes, permitindo a trituração do papel sem que haja a necessidade de retirar clipes, grampos, elásticos e outros componentes de plástico ou metal. Após a trituração de papel, o material deve ser enfardado e levado para empresas que realizam a reciclagem.

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/trituracao-de-papel-funcao-do-processo-para-o-meio-a

 

Veja também