Sanágua Análises químicas e ambientais Sanágua Análises químicas e ambientais

 

Notícias

Dia do Mar

sexta, 07 de outubro de 2016 às 15h08
Quando falamos em 12 de outubro logo pensamos no dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, mas o que muitas pessoas não sabem, é que nesse dia também comemoramos outra data especial, o dia do Mar.
Sendo um elemento fundamental para o homem, o mar com certeza merecia ter um destaque especial em relação a comemoração do seu dia, mas são poucas as pessoas que associam 12 de outubro a festividade.

Sem o mar, de nada seria o homem.  E quando falamos nada, é nada mesmo. A vida vem do mar e depende em sua totalidade para a sobrevivência das plantas e animais, os quais inclui o homem.

O que é o mar a não ser água? Água é sinônimo de vida e mesmo o mar, com seu característico sal, é base para todo o ecossistema. Sem mar não teria plantas, não teria animais, não teria eu e nem você.

O Mar e o Planeta Azul

Sem os mares a Terra seria só mais um cosmo perdido na imensidão do universo, e o belo cenário azul visto de fotos do espaço, daria lugar a um globo cinza, avermelhado, sem graça e sem vestígio de vida.

Se colocássemos lado a lado, Terra e Marte, qual seria a grande diferença entre os dois planetas? A vida? Com certeza seria os mares, os quais são a razão para a grande diferença entre os astros, onde as águas são a verdadeira origem para que tudo possa existir em nosso planeta.

Mar é sinônimo é de beleza, onde as águas mostram cenários únicos, sendo alguns deles ainda desconhecidos pelo homem. Como uma caixinha de surpresas, os cientistas sabem mais do espaço, do que as profundezas do oceano, mostrando ainda mais o contraste e diversidade dos mares. 

Beleza Única

Muito mais que a beleza vista do espaço, como o único planeta azul e habitável da via láctea, os mares fazem o cenário perfeito visto daqui da terra, estando ao acesso de qualquer mortal.

Quer uma cena mais bonita do que o contraste das praias, banhadas pelo mar, em uma tarde ensolarada? Esse é só um dos muitos exemplos, que o mar pode proporcionar todos os dias para os moradores litorâneos e seus visitantes.

Falar de toda a importância e relevância do mar para o homem no dia a dia é uma tarefa impossível, uma vez que cada pessoa consegue tirar um proveito sobre essas porções gigantescas de água.

Para o poeta o mar é inspiração, para muitos é atividade econômica, enquanto outros fazem dos oceanos centros de diversão e distração. As possibilidades com os mares são tão grandes quando sua extensão dentro do planeta terra, os quais extrapolam os limites das praias e atingem um patamar como nenhuma outra coisa.

Se você tem consciência da importância dos mares, dia 12 de outubro tem de ser uma data além dos dias das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, onde você deve lembrar e comemorar esse elemento, que é base para o homem e tudo que existe no planeta. 

Fonte: http://www.calendariobr.com.br

 

Veja também