Sanágua Análises químicas e ambientais Sanágua Análises químicas e ambientais

 

Notícias

Conheça embalagens sustentáveis para alimentos que estão disponíveis no mercado

segunda, 23 de abril de 2018 às 11h56
As embalagens podem ser consideradas grandes inimigas do meio ambiente, uma vez que a ampla produção e descarte delas resulta em diversos impactos ambientais — sendo que os principais deles estão relacionados ao acúmulo de lixo e ao consumo desenfreado de matéria-prima.

Nesse contexto, as chamadas embalagens sustentáveis se destacam como uma solução para as empresas que desejam ser ecologicamente sustentáveis e ainda mostrar consciência ambiental por meio de uma embalagem com aparência inovadora e marcante. Em geral, essas embalagens são feitas à base de materiais biodegradáveis e que, quando descartados, não oferecem riscos ao meio ambiente.

As matérias-primas utilizadas para fabricar essas embalagens são encontradas na própria natureza. Por serem naturais, a tendência é que o próprio ambiente consiga absorver sua consistência sem comprometer o espaço em que ela é descartada. Até os animais consomem as embalagens sustentáveis. 
Embalagens sustentáveis para alimentos
Um dos grandes exemplos de como essa ideia é utilizada pode ser encontrado nas embalagens sustentáveis para alimentos. Como a sua estrutura é feita de recursos naturais, o alimento condicionado não sofre avarias e é preservado com mais segurança, sem perder sua qualidade.

Normalmente, as embalagens sustentáveis para alimentos servem para porções não tão grandes de frutas, legumes, ovos e grãos. Os pacotes são feitos de fibras de coco, plásticos comestíveis, folhas de plantas e cascas ou caroços de frutas. Elas não são difíceis de se desfazer e, ao serem eliminadas, sua degeneração no meio ambiente não é sinônimo de prejuízo — até porque muitos animais e plantas absorvem essas substâncias muitas vezes como alimentação. 
Tipos de embalagens sustentáveis para alimentos
Um exemplo comum é o uso de fibras de coco para guardar ovos, ou fibras de juta que são manuseadas para virar sacolas para frutas e verduras. A juta é uma fibra altamente resistente e facilmente absorvida pelo solo, ajudando a fortificar a textura da terra.

Até o polvilho pode ser usado para produzir caixas ou cápsulas para guardar cereais, frutas ou condimentos. O material é associado com o coco, por ter bastante fibra, e resulta em uma embalagem mais consistente e resistente a calor e quedas, não prejudicando o seu interior e o que tem nele.

Embora o uso das embalagens sustentáveis para alimentos seja uma alternativa inovadora e bem atrativa, ainda é difícil encontrar muitas empresas que se dedicam a produzir essas embalagens. Mesmo que ainda haja fábricas que realizem sua produção, muitas pessoas compram produtos de embalagens que prejudicam o meio ambiente e, assim, sua produção fica acentuada.

O ideal é que o público passe a adotar produtos que usem essas embalagens ecologicamente conscientes para que sua produção se intensifique e o mercado passe a seguir esse tipo de conduta. 

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/conheca-embalagens-sustentaveis-para-alimentos-qu

 

Veja também